A SWISS foi fundada em 1º de Abril de 2002, com uma frota inicial de 130 aeronaves, ocupando o lugar deixado pela falida SWISSAIR. O capital da empresa, dividia-se assim: 35.7% nas mãos de investidores privados, 20.3% Governo Suíço, 10.2% Governo de Zürich, 20.4% Bancos Suíços e 4.2% para outras organizações suíças.
Os primeiros anos foram difíceis e a empresa se viu obrigada a reduzir seu tamanho e frota. Os serviços intercontinentais foram drasticamente reduzidos: a frota de jatos wide-body ficou com apenas 9 A330-200 e 9 A340-300. Muitos destinos foram cortados, ajustando sua malha aérea de acordo com a demanda.
Em meados de 2005, integrou-se ao grupo Lufthansa, mantendo sua identidade original e operando em conjunto com a empresa alemã, coordenando serviços, horários, frequências, além da entrada na aliança global Star Alliance.
Para a América do Sul, possui voo direto ligando Zurique a São Paulo, operando também em codeshare para Rio de Janeiro e Porto Alegre, com frequencia diária.
Em abril de 2009 a SWISS foi eleita a Melhor Companhia Aérea da Europa, numa pesquisa com mais de 15 milhões de usuários de transporte aéreo em 90 países, realizada pela Skytrax, a mais conceituada consultoria mundial em transporte aéreo. No início de 2010 recebeu pelo quinto ano consecutivo o prêmio de Melhor Cia Aérea da Europa pela publicação alemã Business Traveller Magazine e em maio de 2010 recebeu da Skytrax o prêmio "Staff Service Excelence", como os melhores comissários de bordo entre todas as cias aéreas européias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário